quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Sri Nityananda Trayodasi 2018

Foto: Nitai (Ele é bem alto) e Suas espôsas (Sakti) Jahnava e Vasudha.

Com as bençãos dos Vaisnavas, minha aula de Sri Nityananda Trayodasi 2018: 

1 - PRANAMAS

ajnana-timirandhasya jnananjana-salakaya 
caksur unmilitam yena tasmai sri-gurave namah

"Estavamos na mais escura região da ignorância e nossos mestres espirituais abriram nossos olhos com o archote do conhecimento. A eles ofereçamos nossas mais humildes e respeitosas reverências."

sri-caitanya-mano-'bhistam sthapitam yena bhu-tale svayam rupah kada mahyam dadati sva-padantikam 

"Quando Srila Rupa Gosvami, que estabeleceu neste mundo material a missão para satisfazer o desejo do Senhor Caitanya, nos dará refúgio sob seus pés de lótus?"

namo maha-vadanyaya krisna-prema-pradaya te krisnaya krisna-caitanya-namne gaura-tvise namah

"Ofereçamos nossas respeitosas reverências a Gauranga Mahaprabhu, a encarnação mais misericordiosa, Ele é o próprio Krsna que aparece como Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu. Assume a compleição dourada de Srimati Radharani, e distribui amplamente o amor puro por Krsna." 

he krishna karuna-sindho dina-bandho jagat-pate gopesa gopika-kanta radha-kanta namo ’stu te

"Ó nosso querido Krsna, És o amigo dos aflitos e a fonte da criação. És o senhor das Gopis e o amante de Radharani. Oferecemos-Te nossas respeitosas reverências."

tapta-kancana-gaurangi radhe vrindavanesvari 
vrisabhanu-sute devi pranamami hari-priye

"Ofereçamos nossos respeitos a Radharani, cuja compleição corpórea é como ouro fundido e que é a Rainha de Vrndavana. És a filha do Rei Vrisabhanu, e És muito querida pelo Senhor Krsna."

NITAI

radhara madhuri ananga manjari nitai nitu se seve koti sasadhara vadana-sundara sakha sakhi baladeve

"Sri Nityananda Prabhu expande-se como Ananga Manjari para actuar em Madhurya Rasa, e assim servir eternamente a doce Srimati Radhika. Ele não é diferente de Baladeva, cujo rosto belo se parece com milhões de luas e está cercado por Sakhas e Sakhis."

nitai nitai nitai nitai, nitai nutara ranga !!!

"Nitai, Nitai, Nitai, Nitai, a única coisa que vejo é Nitai a dançar !!!"

Jaya Nitai !!! 

vanca-kalpatarubhyas ca kripa-sindhubhya eva ca  patitanam pavanebhyo vaisnavebhyo namo namah

"Ofereçamos nossas respeitosas reverências a todos os devotos Vaisnavas do Senhor. Eles são como árvores dos desejos que podem satisfazer os desejos de todos, e estão cheios de compaixão para com todas as almas condicionadas."

jaya sri-krisna-caitanya prabhu-nityananda sri-advaita gadadhara srivasadi-gaura-bhakta-vrinda

"Ofereçamos nossas reverências a Sri Krsna Caitanya, Prabhu Nityananda, Sri Advaita, Gadadhara, Srivasa e todos os demais seguidores nesta linha devocional." 

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

2 - INTRODUÇÃO

Então hoje comemoramos o aparecimento auspicioso de Sri Nityananda Prabhu.

Sri Nityananda Trayodasi Maha Mahotsava Ki Jaya !!!

Tentar explicar e descrever as glórias e opulências de Sri Nityananda Prabhu não é tarefa fácil. Podemos simplesmente com a misericórdia e permissão dos Vaisnavas dar algumas pinceladas.

Eu definiria o papel de Sri Nityananda Prabhu no Vaisnavismo Gaudiya da seguinte forma:

Sri Nityananda Prabhu propaga o cantar dos Santos Nomes e propaga Manjari Bhava através de Sua espôsa (Sakti) Jahnava Mata, para todos os habitantes de Kali Yuga. 

Desta forma Nitai ampara, satisfaz e suporta (Sandhini-sakti) a missão de Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu, que é espalhar o Maha Mantra Hare Krsna (Radha Krsna Yugala Mantra) bem como espalhar Vraja Madhurya Manjari Bhava. 

Jaya Nitai !!!

Fim da definição.

Então porque adorar Sri Nityananda Prabhu? Qual a importância? Por causa da sequência Nitai - Gaura - Radha Krsna. 

Gaura Lila e associados (Jahnava Mata) = Krsna Lila e associados Asta Sakis e Asta Manjaris. 

3 - PASSATEMPO AVADHUTA:

Avadhuta Nitai

A forma de ser de Nityananda Prabhu era como de um louco embriagado.

Ele era um Brahmana de nascimento, mas tornou-se um Avadhuta e não tinha distinções de castas.

Por isso, Sri Caitanya estava a espera de Sri Nityananda Prabhu para iniciar a propagação do Movimento de Sankirtana para todos sem distinção.

Ele era fisicamente muito forte como Balarama. Muito alto. Assim como Gauranga é negro por dentro, Nitai é branco por dentro.

Se Ele visse um touro na estrada, Ele agarrava o touro e pulava sobre o touro ou então saltava e montava no touro.

Ele pulava e nadava com crocodilos no Ganges, mesmo depois de ter visto os crocodilos nadarem lá.

Às vezes Ele visitava a casa de Srivasa Pandita e tirava o leite materno de sua esposa.

Às vezes, Nityananda Prabhu ia à casa de Saci Mata inconsciente de que estava nu.

Mas estava sempre absorto nos passatempos de Vraja.

Quebrou a Danda de Sri Caitanya. Ele disse: "Quero lá saber, Tu és Krsna Ele mesmo e não precisas de Danda nenhuma." Sri Caitanya internamente satisfeito. Externamente irado porque veio para actuar como um devoto.

4 - BIO

INFÂNCIA

Nityananda Prabhu apareceu na aldeia de Ekacakra, na Bengala Ocidental, por volta de 1474.

Desempenho impressionante no teatro.

Durante os primeiros doze anos, Nityananda Prabhu ficou em Ekacakra e compartilhou passatempos amorosos com os seus habitantes.

VIAJANDO EM PEREGRINAÇÃO

Nitai viajou de lugar sagrado para lugar sagrado durante os próximos vinte anos, até completar trinta e dois. Seu pai era Hadai Pandita (Vasudeva pai de Balarama) e Padmavati (Rohini mãe de Balarama).

Viajou por toda a Índia. Avadhuta.

Guru de Nityananda. Uns dizem que é Sankarsana Puri (Jiva Gosvami), discípulo de Madhavendra Puri (o que explicaria a relação amistosa entre Nimai e Nitai). Outros que é Laksmipati Tirtha, Guru de Madhavendra Puri. De qualquer forma, foi Madhavendra Puri quem iniciou a adoração no humor de Madhurya Rasa.

Em Vrndavana Ele teve uma surpreendente visão interior do Senhor Caitanya Mahaprabhu e então Ele foi a Navadvipa para juntar-se a Mahaprabhu em Seus passatempos.

UNIÃO COM SRI CAITANYA

O ano era 1506, Nitai tinha aproximadamente trinta e dois anos, e Mahaprabhu tinha vinte anos. Cada um dEles sentiu que suas vidas estavam perfeitamente completas. Abraçando-se, Eles choraram o que pareciam rios de êxtase.

Os dois biógrafos Vrindavana Dasa Thakura e Krisnadasa Kaviraja Gosvami afirmam claramente que Nityananda Prabhu detém a chave para o coração de Mahaprabhu. 

O ensino na tradição Gaudiya é enfático: aquele que pensa que pode alcançar o amor a Deus sem ter alcançado a misericórdia do Senhor Nityananda está a viver uma alucinação.

A LIBERAÇÃO DE JAGAI E MADHAI

Mahaprabhu pediu a Nityananda Prabhu e a Haridasa Thakura para servir como Seus propagadores porta-a-porta, espalhando a mensagem do amor a Deus para cada casa em Navadvipa.

"Cakra !!! Cakra !!! Cakra !!!"

Ao ver sua sinceridade, Mahaprabhu tomou todos os seus pecados em sua própria cabeça. Por alguns momentos breves, o Seu lindo corpo dourado ficou sem brilho. Na verdade, quando o assistente de Yamaraja, Citragupta, tentou contar os pecados coletivos de Jagai e Madhai, ele não conseguiu fazê-lo e ficou exausto.

Após o incidente com Nitai, no entanto, Jagai e Madhai estabeleceram o mais alto padrão de serviço devocional ao cantar constantemente os santos nomes de Krisna e instruir os outros em devoção a Ele.

ESPALHANDO O MOVIMENTO DE SANKIRTANA

Depois que Caitanya Mahaprabhu assumiu a ordem de vida renunciada, Sannyasa, para espalhar o movimento de Sankirtana do canto congregacional dos santos nomes de Krisna, os dois irmãos se mudaram para Jagannatha Puri, na costa leste da Índia. Ali, Mahaprabhu deixou Nityananda e procedeu a uma viagem pelo sul da Índia que duraria dois anos.

Quando Mahaprabhu voltou, ficou satisfeito ao ver que Nityananda havia desenvolvido o movimento em Puri com a ajuda dos devotos locais. No entanto, o movimento em Navadvipa foi muito negligenciado e, em 1511, Mahaprabhu pediu a Nityananda, o seu comandante de Sankirtana mais confiável, que voltasse a Bengala.

PASSATEMPOS FINAIS

Quando Nityananda Prabhu voltou a Bengala a pedido de Mahaprabhu, Ele decidiu abandonar o status de Avadhuta e se casar.

As esposas de Balarama, Varuni e Revati, tornaram-se Vasudha e Jahnavi, as duas esposas de Nityananda Prabhu. (Gaura-ganoddesha-dipika)

Depois de algum tempo, Vasudha deu à luz dois filhos, um menino chamado Virabhadra e uma menina chamada Ganga-devi. Virabhadra mais tarde tornou-se um grande líder na comunidade Vaishnava e continuou a espalhar os ensinamentos do Senhor Chaitanya no clima de Seu distinguido pai. No entanto, logo após o nascimento de seus dois filhos divinos, Vasudha faleceu, e Jahnava prometeu criá-los como seus.

Com o passar dos anos, Jahnava Devi desenvolveu uma reputação de grande Vaishnavi.

Em Ekacakra, não muito longe de seu local de nascimento, Nityananda Prabhu estabeleceu uma Deidade de Sri Krisna conhecida como Bankima Raya, acompanhada à direita por uma Deidade de Jahnava Devi e à esquerda Srimati Radharani. Os sacerdotes deste templo dizem que Nityananda Prabhu se fundiu na forma de Bankima Raya para deixar a Terra em direcção a Seus passatempos eternos no céu espiritual.

5 - ENERGIAS

Sri Nityananda é Deus que serve.  Sri Caitanya é Deus que é servido. Da mesma forma, Balarama é Deus que serve e Krsna é Deus que é servido. Nityananda é Balarama.

São todos energia interna. Svarupa Sakti. 

Explicar as energias do Senhor. Antaranga, Tatastha e Bahiranga.

Antaranga Svarupa Sakti divide-se em:

Samvit Sakti - manifesta todos os humores de relacionamento amorosos em Vraja, e é regido pelo proprio Krsna.

Hladini Sakti - manifesta toda a bem-aventurança destes relacionamentos, e é regido por Srimati Radharani.

Sandhini Sakti - manifesta tudo em Vraja, água, terras como as vilas, florestas, jardins, Giri Govardhana, os locais de passatempos de Krsna. Também manifesta todos os objectos transcedentais usados nos passatempos de Krsna, assim como os corpos transcedentais de Sri Krsna, Sri Radha, Sakhis, Sakhas, vacas, Dasas, Dasis e tudo o mais, e é regido por Sri Balarama.

Sem Sri Nityananda Balarama, não haveria existência dos passatempos de Sri Sri Radha Krsna e as Gopis, e nem haveria a terra de Vrndavana, porque Nityananda Balarama é a potência da existência (Sandhini). Todos os associados em Santa, Dasya, Sakhya, Vatsalya e inclusive Sri Radha manifestam-se de Sri Nityananda Balarama.

A função de Balarama e Nityananda é apoiar e servir. Fazer com que tudo funcione na perfeição.

Em Krsna Lila, Balarama para participar em Madhurya Rasa (Balarama participa em todas as Rasas) expande-se como Ananga Manjari.

Além disso, o Gaura Gannodesa Dipika explica que Sri Nityananda Prabhu é Sri Haladhara Balarama + Mula Sankarshana + As 3 encarnações Purusha (Paramatma) + Ananta Sesa.

Balarama manifesta os associados de Goloka. Sankarsana os associados em Vaikuntha e Maha Visnu manifesta Jiva Sakti, os Jivas, nós, neste mundo material.

E assim Nityananda Prabhu expande-Se em ilimitadas formas e maneiras para assessorar os passatempos do Senhor. 

6 - GURU TATTVA

Nityananda é o Samasti-guru, ou o Guru coletivo. Todos os Vyasti-gurus, ou Gurus individuais, são os Seus vários braços. Não é possível alcançar Bhagavan ou Prema sem a misericórdia do Guru Nityananda.

Vartma Pradarsaka Guru, Siksa Guru, Diksa Guru, Sannyasa Guru, Caitya Guru (Paramatma - Assim como o Senhor Nityananda está constantemente a pedir e a orientar os Jivas para retornarem ao serviço devocional do Senhor, o Paramatma está constantemente a guiar as entidades vivas condicionadas de volta ao serviço supremo à Sri Sri Radha Krsna.). Assim mesmo, o Guru está constantemente a pedir e a orientar os Jivas para retornarem ao serviço devocional do Senhor. Por isso o Guru é representante de Nityananda.

Para aqueles em Madhurya Rasa, Srimati Radharani (Gadadhara Pandita) é Guru. E para aqueles nas demais Rasas (Santa, Dasya, Sakhya e Vatsalya) Nityananda (Balarama) é Guru. Mas mesmo aqueles em Madhurya Rasa refugiam-se em Nityananda Balarama, porque Ele se manifesta como Ananga Manjari.

Sri Nityananda Balarama é o Deus que serve. Faz tudo para servir. E por isso o Guru é o representante de Nityananda, porque o Guru faz tudo para servir.

7 - VERSOS

"Ele é a raiz de Krsna-Prema Bhakti-Kalpa-Taru, a raiz da árvore da devoção amorosa a Sri Krsna. Eu faço meu Bhajana do Senhor Nityananda, a raiz de Krsna-bhakti-vrksa."

(Srila Vrndavana Dasa Thakura no Sri-Nityanandastaka)

akrodha paramananda nityananda raya
abhimana sunya nitai nagare bedaya

O nobre Senhor Nityananda nunca fica irado, pois Ele é a personificação da suprema bem-aventurança transcendental. Desprovido de qualquer noção de falso ego, Nitai circula por todas as vilas e aldeias a dançar e a cantar Hare Krsna oferecendo Krsna Prema indiscriminadamente para todos.

adhama patita jivera dvare dvare giya
harinama maha mantra dena bilaiya

Ele vai de porta em porta e bate: "Tap! Tap!Tap!" Ele vai àqueles que são os mais desafortunados, aflitos e caídos. Ele vai até eles e dá-lhes Krsna Prema. Ele diz: "Por favor cantem! Por favor cantem!"

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

Se eles não cantam e fecham a porta, então Ele rola no chão e chora.

jare dekhe tare kahe dante trina dhori
amare kiniya laha bhaja gaurahari

Quem quer que Ele encontre, Ele coloca uma palha entre os dentes, e pede: "Meus irmãos! Por favor façam o Bhajana de Sri Gaurahari e adquiram isto de Mim, adquiram de Mim, adquiram de Mim."

eta boli' nityananda bhume gadi jaya
sonara parvata jena dhulate lotaya

Ao dizer isto, o Senhor Nityananda rola na poeira do chão, chora, e derrama lágrimas, parecendo uma grande montanha dourada a rolar no chão.

hena avatare jara rati na janmilo
locana bole sei papi elo ara gelo

Tal encarnação misericordiosa é o Senhor Nityananda. Se alguém não desenvolve amor por tal encarnação como Sri Nityananda Rama, Locana diz: "Tal pessoa pecaminosa desperdiça sua vida, permanecendo no ciclo de nascimentos e mortes e não pode ser liberada."

(Srila Locana Dasa Thakura - Akrodha Paramananda Nityananda Raya)

"Nityananda significa ... Nitya - eternamente; Ananda - feliz. Então Nityananda significa aquele que está sempre em bem-aventurança."

(Srila Prabhupada - SB 6.1.6 -- Honolulu, 07/05/1976)

Nityananda Trayodasi Ki Jaya !!!

8 - MISSÃO DO SENHOR CAITANYA 

Agora, para compreendermos alguma coisa do Senhor Nityananda é preciso compreendermos alguma coisa do Senhor Caitanya !!! 

Os dois vão juntos e estão inter-relacionados.

O Senhor Caitanya é considerada a encarnação mais misericordiosa de Krsna. 

namo maha-vadanyaya krishna-prema-pradaya te 
krishnaya krishna-chaitanya-namne gaura-tvishe namah

"Prestemos nossas reverências a encarnação que ao distribuir o amor puro por Krsna é a mais generosa e misericordiosa. És Krsna Ele mesmo que aparece como Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu e assumes a forma dourada de  Srimati Radharani."  

Na "Ciência da Auto Realização", Srila Prabhupada diz:

"Sri Caitanya Mahaprabhu informa-nos que se pode inclusive ter um compromisso sexual com o Senhor. Esta informação é a contribuição singular de Caitanya Mahaprabhu. Neste mundo material, o compromisso sexual considera-se como o maior de todos, o maior prazer, ainda que exista de um modo pervertido. No entanto, ninguém havia concebido que poderia haver o emprego da sexualidade no mundo espiritual. Não há uma única citação teológica deste tipo em nenhuma parte do mundo. Esta informação é dada pela primeira vez por Caitanya Mahaprabhu; pode-se ter a Suprema Personalidade de Deus como esposo, como amante...
...Caitanya Mahaprabhu diz não somente que Deus tem uma forma, mas que também tem vida sexual. Esta é a maior contribuição de Caitanya Mahaprabhu." 

E portanto os Gaudiya Vaisnavas alcançam Prema Bhakti no humor de grande intimidade em Madhurya Rasa e em Parakiya Rasa, ou o amor extra conjugal com Krsna. 

Esta é a contribuição única, exclusiva e misericordiosa de Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu. 

Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu Ki Jaya !!!

9 - NITAI MAIS MISERICORDIOSO

Poderá haver alguém mais misericordioso do que Sri Caitanya Mahaprabhu?

Sim, sim, Sri Nityananda Prabhu é mais misericordioso !!!

O Senhor Caitanya está a cantar Hare Krsna em êxtase absorto nos sentimentos de Radha em Madhurya Rasa. E o Senhor Nityananda,  junto com o Senhor Caitanya (claro que o Senhor Caitanya também sai), é quem dá um impulso bem forte para  disseminar, propagar, espalhar, sai para divulgar esta maravilha. Foi Ele o inaugurador do Nama Hatha. 

O movimento de Sankirtana fervilha com o humor de Sri Nityananda Prabhu.  O Gosthyanandi original. 

Explicar Bhajananandi e Gosthyanandi. Os dois são importantes: "Um Gosthyanandi é um bom Bhajananandi que propaga."

Como o Senhor Nityananda está pleno de Gaura Prema e Radha Krsna Prema, Ele não consegue conter-se e sai para chamar todos a participar de serviço devocional. Só de olhar para a forma de Sri Nityananda pode-se ficar contagiado com tanta devoção. 

É por isso que se explica que Srila Prabhupada estava empoderado por Sri Nityananda Prabhu para propagar o Movimento de Sankirtana. Um Sakti Avesa Avatar. Com a Sakti do Senhor Nityananda. 

Na verdade todos os integrantes do Movimento de Sankirtana, todos os devotos e devotas que estão aqui, estão sendo influenciados e direcionados por Sri Nityananda Prabhu.

"Apesar de Nityananda ser o mesmo Balarama, há um aspecto particular que Os diferencia. Como foi mencionado, Balarama é o companheiro de Krsna (parikara), enquanto Nityananda é o Parikara de Sri Caitanya. A função do Parikara é a de servir Bhagavan em Sua Lila conforme Seu desejo. A Lila que Krsna revela em Vraja é prema-lila ou a Lila de amor. Em outras palavras, em Vraja Sri Krisna desfruta desse amor, prema, com Seus associados. Na realidade, tais associados são a própria essência do amor, possuindo-o plenamente. Assim, não há necessidade que haja a Lila de distribuição desse Prema. Portanto, apesar de Balarama ser a própria imagem da misericórdia, na Vraja-lila Ele não Se ocupa em distribuir Prema. Entretanto, a Lila que Gauranga revela é a Lila de Prema-dana, ou seja, a Lila da distribuição de Prema para todo mundo, sem qualquer consideração acerca de qualificação. Portanto, o oceano de misericórdia de Nityananda ultrapassou todos os limites de qualificação ou de desqualificação e foi de porta em porta para distribuir Vraja-prema (que até mesmo Brahma e Laksmi anseiam, mas não podem obter) para os Sudras, Brahmanas, pessoas piedosas, impiedosas, homens ou mulheres, indistintamente." 

(Sri Caitanya-caritamrta Adi, 5. 30).

"Nityananda diferencia-se e supera Balarama porque induz a Lila da distribuição de Prema Bhakti".  

(Padakalpataru)

Nityananda tem a função de espalhar a missão de Gauranga. Qual á missão de Gauranga? O que Ele veio trazer para as almas de Kali Yuga? Madhurya Manjari Bhava !!!

Portanto Srila Rupa Gosvami no seu Vidagdha-Madhava (1.2) descreve o culto de Sri Caitanya Mahaprabhu como supremo:

anarpita-carim cirat karunayavatirnah kalau
samarpayitum unnatojjvala-rasam sva-bhakti-sriyam

"Sri Caitanya Mahaprabhu apareceu nesta Era de Kali para expor a superexcelência de Madhurya-Rasa, um presente nunca antes concedido por qualquer Acarya ou encarnação. 

Consequentemente Sri Caitanya Mahaprabhu é aceito como a encarnação mais magnânima. É somente Ele que distribuiu amor por Krsna exibindo a superexcelência de amar Krsna na Rasa conjugal."

E como Nityananda ajuda a propagar isso?

Através de Jahnava Mata (Ananga Manjari) que iniciou milhares de seguidores e variadas linhagens (Paramparas) em Manjari Bhava que existem até hoje. 

Nitai só Sakhya ... não.

"O amor por Krsna no humor das Gopis, o qual é descrito no Srimad Bhagavatam, é alcançado neste mundo através de Nityananda." (Caitanya Bhagavata - Antya 5.303)

Jaya Nitai !!!