segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Saptaita matarah smrtah

Saptaita matarah smrtah - devemos estar conscientes de que existem 7 mães.

Srila Prabhupada - Palestra do Bhagavad Gita 4,1-2, Columbus, 09 de maio de 1969:

"Portanto, esta natureza material é nossa mãe. Conforme a concepção Védica, a natureza material, mãe, é adorada. Existem sete tipos de mãe. Não somente uma mãe.

atma-mata guroh patni
brahmani raja-patnika
dhenur dhatri tatha prthvi
saptaita matarah smrtah

Atma-mata, a mãe real, de quem tomei o nascimento, atma-mata. Guroh patni, a esposa do mestre espiritual.
Atma-mata guroh patni brahmani. Brahmani, a esposa de um brahmana, acadêmico erudito. Atma-mata guroh patni. Por que acadêmico erudito? Ele também é guru porque a partir do acadêmico erudito você aprende muitas coisas, e o guru nos ensina muitas coisas. Portanto, ele é pai, e sua esposa é a mãe.

Atma-mata guroh patni brahmani raja-patnika.

Raja-patnika significa uma rainha. E agora não há rei, rainha, mas antigamente havia rei e rainha. Assim a rainha também é mãe, porque o rei é o pai. Ele está dando protecção aos cidadãos.

Atma-mata guroh patni brahmani raja-patnika dhenur, vaca. Vaca é nossa mãe. Por quê? Ela está fornecendo leite. Você está bebendo leite. Então, você está matando as vacas? Oh, isso não é bom, a matar a mãe.

Dhatri significa ama. Ama também é mãe.

Atma-mata guroh patni brahmani raja-patnika dhenur dhatri tatha prthvi. Prthvi, esta natureza material, é também a mãe porque pela natureza material, eu tenho esse corpo."

gaumata
A vaquinha é a mantenedora do próprio Dharma. Ela esta a manter todos os Devas e devotos. Cada parte do corpo da vaquinha tem uma representação divina. Os Vedas, os semideuses, o sol, a lua, os Himalayas, etc. Krsna diz que pode ser adorado dentro da própria vaca por se alimentá-la com palha e outros grãos apropriados.

No entanto contrariamente na cultura bárbara Mleccha, eles dividem o corpo da vaquinha com outros propósitos...

vaca

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Setembro - 2011